terça-feira, 27 de abril de 2010

GRÊMIO FARÁ AVALIAÇÃO PIONEIRA NO BRASIL EM PARCERIA COM A USP

O departamento de preparação física do Grêmio Prudente realiza nesta quarta-feira (28), em parceria com o Laboratório de Biomecânica da USP (Universidade de São Paulo), uma avaliação de jogadores profissionais e da base considerada pioneira no Brasil.

Segundo o auxiliar de preparador físico do Grêmio e responsável pelo treinamento de força e prevenção de lesões, Guilherme Schneider, o trabalho é chamado tecnicamente de avaliação biomecânica e consiste em filmagens e funcionamento muscular dos atletas em diversas situações como corridas em velocidade, movimentações de ataque e de defesa, e chutes.

“Os atletas avaliados serão aqueles que já tiveram passagem pelo departamento médico ou que requerem um cuidado especial. Com este trabalho, poderemos mapear possíveis desequilíbrios musculares, mecânicos, e que possam acarretar em futuras lesões. Será uma avaliação dos gestos específicos do futebol”, explica Schneider.

Virão de São Paulo dois professores e dois estagiários do curso de Biomecânica da USP. O trabalho será comandado pelo mestre Fábio Rodrigues. Pelo Grêmio, Schneider será o profissional que irá participar da avaliação.

“É um trabalho-piloto, de excelência em tecnologia, moderno, e acredito poucos clubes fazem. Vamos desenvolver com alguns jogadores inicialmente, por causa da complexidade da avaliação que demora em média uma hora por atleta”, acrescenta Schneider. Os jogadores serão avaliados das 9h às 11h e das 13h às 15h, no campo da Encalso.

“Estamos atentos com a saúde e integridade física dos jogadores. É um modo de evitar prejuízos financeiros ao clube com tratamento médico e, consequentemente, prejuízos dentro de campo com ausência de jogadores”, conclui o auxiliar.


com assessoria

0 comentários: